Feliz 2025!
Um pouco tarde pra uma retrospectiva do ano que passou, mas ainda vale.
2024 foi um ano de novidades. Morando em uma cidade nova e podendo conhecer alguns lugares que estavam empoeirados na lista de desejos, como Naoshima e Teshima.
E também revisitando outros, como Hiroshima, que tem lugar cativo no coração.
Mesmo assim, não consegui manter um ritmo de escrita por aqui e acabei escrevendo menos do que gostaria.
Pra não passar em branco, deixo aqui a minha renovada promessa de ano novo: escrever mais.
Até porque 2025 promete ser agitado aqui no Japão por conta da Expo 2025 em Osaka (ingressos garantidos), com algumas dezenas de pavilhões pra conferir; e A Setouchi Triennale, que é um grande evento de arte espalhado pelos recantos do Mar de Seto.
A expectativa é grande, mas por enquanto segue um compilado do ano que acabou de acabar.
Feliz 2025 pra todos vocês!
Izumo Taisha
O Santuário de Izumo, também conhecido como Izumo Oyashiro, ou Izumo Taisha é um dos mais antigos e mais importantes de todo o Japão. Localizado na cidade de Izumo, Província de Shimane, ele fica longe de uma rota padrão da maioria dos turistas que vem ao país por conta da distância para os principais centros, mas ainda assim é muito movimentado, especi…
Perfect Days
Em 2016, um comercial de uma marca de café enlatado que passava na TV aqui no Japão mostrava um trabalhador já no fim do dia, entrando em um pequeno caminhão, com uma toalha em volta do pescoço (hábito comum aqui durante os meses mais quentes), abrindo uma lata de café, dando um longo gole e suspirando satisfeito; pelo dia de trabalho terminado e por aq…
Naoshima
Quanto mais difícil, melhor. Esse é um dito popular que sempre me deixa em cima do muro: às vezes concordo, às vezes não.
Janelas do cotidiano
Quando estou procurando algum assunto sobre o qual escrever, geralmente isso vem acompanhado de fotografias que eu mesmo tiro e as utilizo como complemento visual para o que quer que tenha sido escrito. Há um grau de satisfação maior quando coloco os créditos na legenda da imagem como “arquivo pessoal”, e de certa forma a fotografia é parte importante d…
Teshima
Seguindo o mapa artístico da região de Setouchi, que engloba tanto as áreas costeiras, quanto as diversas ilhas do Mar de Seto, o destino da vez foi Teshima, um pequeno pedaço de terra um pouco mais a leste de Naoshima, que visitamos em maio como contei